sábado, 28 de novembro de 2009

Natal com muitas prendas


Aproxima-se a quadra natalícia e o grupo de docentes constituído na nossa escola para a preparar já colocou em marcha excelentes ideias destinadas a alunos e familiares. O ponto alto será, como é habitual, a tradicional Festa de Natal, durante a qual as turmas apresentarão aos familiares as interpretações que com tanto empenho vão preparando. Este ano decorrerá no Salão dos Bombeiros no dia 17, quinta-feira, pelas 18 horas. Mas há muito mais. Os familiares foram já convidados a produzirem presépios que serão expostos na Escola durante a última semana de aulas. Há dois anos fizeram-se árvores de Natal lindíssimas. A expectativa é que este ano os presépios não lhes fiquem atrás. Outra iniciativa será uma Campanha de Solidariedade em que todos os alunos foram convidados a recolher alimentos destinados a uma instituição de solidariedade social. Vamos de novo encher várias caixas como aconteceu no ano passado? Não faltará também o tradicional Cabaz de Natal que será sorteado no dia da Festa e, para o Dia de Reis, prepara-se já, em conjunto com a Associação de Pais, uma grande surpresa. Em breve a divulgaremos.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Reunião de Pais no dia 25


Realiza-se amanhã na EB1JI de Assentos, pelas 18 h 30 m, uma reunião de pais promovida pela Associação de Pais. O objectivo é realizar um balanço do início do ano lectivo. Manuel Braga, o Presidente da Associação agradece a presença de todos.

Dia da Floresta Autóctone


No dia 23 de Novembro, Dia da Floresta Autóctone, realizou-se na tapada da Escola  uma actividade promovida pelo Parque Natural da Serra de S. Mamede e a Quercus - ANCN, numa parceria com a Escola José Régio. Já se sabe que aqui por estas bandas não há festa ou festança a que não vá a Maria Constância ou, por outras palavras, não há actividade que se desenvolva com interesse educativo para que sejamos convidados em que não procuremos participar. Desta vez os meninos da Pré ouviram o vigilante da natureza Carlos Franco contar a história do velho carvalho, semearam bolotas e viram soltar um mocho pequenino que tinha sido apanhado quando estava ferido. Foi mais uma fantástica manhã para os nossos alunos!

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Modelar atitudes numa visita ao Modelo


A actividade realizou-se já há alguns dias mais vai repercutir-se ao longo do ano. Os meninos da Pré dos Grupos das Educadoras Carmen e Anabela foram ao Supermercado Modelo e descobriram muitas coisas sobre o funcionamento de um supermercado. Puderam conhecer alguns importantes pormenores de que não se apercebem quando vão às compras com os familiares. Por detrás dos balcões e da frente de loja há todo um trabalho invisível ao consumidor mas bem importante na hora de escolher os melhores produtos. Para além do interesse da visita os nossos alunos fizeram ainda um pedido que muito útil lhes vai ser. Pediram aos responsáveis do supermercado os cartazes das promoções! Para quê? Vão ver os bonitos trabalhos que eles vão realizar aproveitando o verso do excelente papel onde essas mensagens publicitárias são impressas! Evita-se o desperdício, poupa-se e consegue-se também alertar os nossos alunos, logo desde o Jardim de Infância, para os gestos que podem suportar uma atitude activa de sustentabilidade do planeta. Conhecer local, pensar global, é a prática educativa na EB1JI de Assentos.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

No dia de S. Martinho vai à escola e ... prova a castanha!

O projecto do S. Martinho iniciou-se na semana passada. Com a colaboração do Projecto Enraizar, da Câmara Municipal de Portalegre e do Parque Natural de S. Mamede, todos os grupos e turmas da Escola (10 ao todo) deslocaram-se à Quinta dos Olhos de Água, no concelho de Marvão, onde puderam recolher sacos e sacos de castanha. Uma alegria para a criançada! Hoje, dia de S. Martinho, foi dia de retalhar e assar. Num caldeirão gigante, emprestado pela Junta de Freguesia da Sé, foi assar castanhas durante toda a manhã para que os 200 alunos e alguns visitantes que passaram pela escola a pudessem saborear. Como é natural não faltou mesmo um Carnaval antecipado, com a cinza negra da castanha a colorir algumas caras branquinhas. Um divertimento precedido de muito trabalho nas salas de aula com a realização das mais diversas actividades relacionadas com o tema. Veja algumas fotos do evento!
S. Martinho 2009

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Coro Infantil dos Assentos


É jovem de 4 anos mas já faz furor no nosso bairro. São perto de 4 dezenas as crianças e os jovens que o integram mas há sempre lugar para mais uma voz afinada! Referimo-nos ao Coro Infantil dos Assentos cuja sede está a ficar pronta, na antiga localização do mercado dos Assentos, entre a Farmácia e o LIDL. Há ensaios 2 vezes por semana, às terças e às quintas pelas 20 h 30 m, e os responsáveis aguardam que mais alunos da nossa escola se juntem aos que já o integram. As actividades desenvolvidas não se limitam à música e ao canto coral e passam também por actividades de convívio entre os seus membros. Estás à espera de quê? Aparece!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Higiene e Alimentação

Hoje as alunas da Escola Superior de Saúde vieram à nossa escola "dar uma aula". Englobada numa parceria entre a nossa escola, o projecto Enraizar e a ESS a professora Margarida Malcata e as suas alunas vieram visitar-nos e trouxeram um presente: duas excelentes apresentações sob a temática da Educação para a Saúde (Higiene e Alimentação). Destinatários: todos os alunos. Da Pré ao 4º ano. Mais uma manhã diferente, com uma actividade pedagógica diversificada com a escola a abrir-se à comunidade. A Escola agradece!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O Clube do Senhor B


É mais uma fantástica iniciativa em que os nossos alunos estão envolvidos. As 4 turmas do 3º e 4º anos (D, E, F e G) são agora membros do Clube do Senhor B! Tiveram o privilégio de contactar pessoalmente com o Senhor B hoje, ao longo do dia, na Biblioteca Municipal de Portalegre e agora estão ansiosos por começarem a ver os seus textos publicados. Querem também conhecer o Senhor B?