sábado, 29 de maio de 2010

Amigos Para Sempre no Festival de Escolas do Alentejo

O 2.º Festival de Escolas do Alentejo 2010 realizou-se hoje à tarde no Coliseu José Rondão de Almeida, em Elvas. Entre as 15 escolas participantes, num total de 600 alunos, estiveram 14 alunos (Mónica, Inês, João, Liliana, Carlos, Maria, Paulo, Ana, Raquel, Mara, Bruno, Madalena, Carolina e José) das turmas F e G da EB1JI de Assentos, a apresentar na primeira parte do Festival, o trabalho realizado com o Professor Francisco Bruno, ao longo do ano lectivo na área da Música, nas Actividades de Enriquecimento Curricular.  Realizaram uma excelente intrepretação da peça Friends Forever que vão repetir no dia 18 na nossa festa de encerramento do ano lectivo. O culminar deste dia de actividades foi um Concerto conjunto com a apresentação de cinco obras, interpretadas pelos alunos participantes e pela Orquestra Filarmónica Juvenil Além-Tejo Música. De referir que os alunos foram transportados pelos seus encarregados de educação que acompanharam o festival e os seus educandos durante toda a tarde de sábado. A eles o nosso muito obrigado. Em breve colocaremos online um filme da sua actuação.

terça-feira, 25 de maio de 2010

18 de Junho há arraial

O final do ano lectivo aproxima-se e como habitualmente queremos uma despedida comovida. O tradicional arraial dos santos populares, com marchas e sardinha assada voltará a realizar-se na nossa escola, ao final do dia 18 de Junho. Os pais vão desempenhar um papel especial! Em breve forneceremos novas informações. Reserve a data!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

"A Minha Nova Escola" do João foi premiada

No âmbito da Comemoração do Dia da Europa – 9 de Maio, a Autoridade de Gestão do INALENTEJO promoveu um concurso temático sobre “A Europa” e “A minha nova Escola”, entre os alunos dos Centros Escolares apoiados pelo programa. Os trabalhos realizados pelos alunos no âmbito deste Concurso foram objecto de exposição, como forma de divulgação do co-financiamento FEDER concedido à Construção / Ampliação dos novos Centros Escolares da Região Alentejo.  A Sessão de Entrega de Prémios realizou-se no dia 18 de Maio, no Auditório da CCDRA. A nossa escola teve um premiado, o João do 4º G, que se deslocou a Évora com mais 14 colegas para receber o prémio. A Exposição dos Trabalhos estará patente ao público, na Galeria de Exposições da CCDRA até dia 29 de Maio de 2010, das 9,00 às 17,30 Horas. Se puder passe por lá e veja os bonitos trabalhos que lá estão expostos entre eles os dos alunos da nossa escola, da Alagoa e da Corredoura.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Visita ao Museu do Pão

O pão é um dos alimentos mais importantes na nossa dieta alimentar. A nossa região é conhecida por nela se fabricar muito e bom pão mas é em Seia que existe um Museu muito interessante que lhe é inteiramente dedicado. Com uma visita acompanhada, pedagogicamente muito bem estruturada, constitui sem dúvida um bom motivo para tão longa viagem. Serão várias as turmas da nossa escola a visitá-lo e ontem foi a vez dos alunos do 1º ano. Vejamos algumas fotos desta interessante visita.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Teatro de Portalegre sopra Vento nas Palavras

Numa encenação de Susana Teixeira e interpretado por Ana Rodrigues e Verónica Barata o espectáculo “O Vento nas Palavras”, acabado de estrear pelo Teatro de Portalegre, tem como ponto de partida a necessidade de dar a conhecer aos mais novos a poesia portuguesa de uma maneira agradável e despretensiosa, num discurso teatral dinâmico e aliciante. As palavras escolhidas são as dos poetas Alexandre O’Neill, Fernando Pessoa, António Feliciano Castilho, Manuel Bandeira, Rui Belo, José Gomes Ferreira entre outros. Palavras que falam da amizade, do amor, do vento, dos nossos pensamentos e sonhos mais profundos. Palavras que não nos deixam indiferentes, que vivem ao nosso lado e que apenas temos de ter curiosidade para as descobrir. Os nossos alunos do 1º CEB (7 turmas) tiveram hoje a oportunidade de deixar esvoaçar a imaginação com as excelentes interpretações da Ana e da Verónica. Um agradecimento especial à Câmara Municipal de Portalegre que voltou a colaborar com o transporte dos alunos.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Dia da Mãe no Jardim de Infância

O Dia da Mãe calhou em fim-de-semana mas os meninos da nossa escola não deixaram passar a data em claro. Os do Jardim de Infância quiseram mesmo dedicar-lhes uma atenção especial e convidaram-nas a passar o fim de tarde com eles, tal como já tinham feito com os pais. Elas pintaram, modelaram e experimentaram o dia-a-dia dos filhos junto das Educadoras Carmen, Isabel e Isilda e das assistentes Rosa, Paula, Vera e Isabel. No final receberam uma prendinha e regressaram a casa ainda mais orgulhosas da sua condição de mães. Foi mais um momento especial na nossa escola.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Muito MEL na oficina da Paula

As oficinas MEL - Melhor Escrita e Leitura - e MIL - Matemática Interactiva e Lúdica - continuam a dar o seu contributo para a riqueza da oferta educativa da nossa escola. A Professora Paula Moita (MEL) continua a mostrar algumas das muitas actividades interessantes que desenvolve com os seus alunos no blogue Oficina Mel que regularmente actualiza. Ouçamos um podcast que realizou com a leitura da lengalenga O Casamento da Franga por 3 alunos que beneficiam da frequência desta oficina.

Visitas de Estudo para alargar horizontes

Com o aproximar do final do ano lectivo as saídas da Escola para visitas de estudo começam a tornar-se habituais. O apoio da Câmara Municipal de Portalegre no fornecimento de transporte gratuito é uma condição fundamental e assim os nossos alunos vão visitar Campo Maior, Mafra, Ericeira, Seia, Lavre e Lisboa. Coisas tão simples como ver o mar é ainda uma experiência por viver para alguns dos nossos meninos pelo que só por esse motivo estas saídas valem bem a pena. Depois associamos-lhe outras vivências. Já visitaram a Delta Cafés e a aldeia típica miniatura do Sobreiro. Museu da Electricidade, Museu do Pão e o Monte Selvagem serão outros dos locais a visitar. Em breve aqui colocaremos algumas fotos dessas visitas de estudo.