sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

339 dias de aventura


"3 oceanos, 339 dias de viagem, 35800 milhas náuticas, quase 200 homens e um navio-escola de 4 mastros com 23 velas numa viagem à volta do planeta Terra. É audaz"! Assim se refere a promoção pública à viagem de circum-navegação que o navio-escola Sagres iniciou a 19 de Janeiro e que terminará a 23 de Dezembro. Um dos mais interessantes aspectos desta viagem é a divulgação que a mesma está a ter na internet, permitindo o seu aproveitamento em termos educativos.

2 comentários:

  1. A todos os militares da briosa que seguem a bordo da barca, que Poseidon vos conceda a sua graça e que Neptuno vos confira toda a sua deferência. Que Zeus vos seja benevolente, seja qual for o oceano em que naveguem não permitindo que Eurus vos incomode.
    Não será necessário frisar a honra que é navegar com as cores nacionais a adejar à popa, nem tão pouco o pundonor que é levar a cruz nascida da Ordem Soberana e Militar dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão que matizam em todo o seu esplendor o pano da "Sagres", tal como à séculos atrás diferenciavam as caravelas lusitanas pelo mundo.
    Ao Sr. Comandante, cai-lhe sobre os ombros a boa fortuna da guarnição e do navio, pesado fardo bravo Sr. e que seguramente o fará com boa ventura. Jamais se esqueça insigne Comandante, o Navio Escola é o mais distinto navio da Marinha de Guerra Portuguesa, o melhor veleiro do mundo.
    Usei o alcaixe com orgulho e como todo o marujo que navegou neste sempiterno emblema nacional que é a “Sagres”, não vos posso desejar com todo o coração e grandeza de alma uma boa jornada pois parte desse órgão torácico que me late no peito e essa que é a representação da consciência, caráter e sentimento ficou de maneira perenal por entre as anteparas da barca.
    Camaradas, espero com toda a lhaneza, que a Pátria vos volte a ver a todos intácteis e que o saudoso abraço dos vossos entes queridos vos receba como os verdadeiros embaixadores que são deste Portugal cujos montes Viriato calcorreou, fronteiras que São Nuno de Santa Maria defendeu e feitos que Luis Vaz cantou.
    “A PÁTRIA HONRAE………”

    Ex 2ºMar “L”
    Armando Moreno
    (L5)
    Mourão
    armo900@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Para todos aqueles que quiserem seguir a rota da "Sagres" aqui têm um blog elaborado por um membro da guarnição, o Vieira e que tal como o da RTP está em constante actualização.

    http://narotadasagres.blogspot.com/

    ResponderEliminar